Começou ontem o 18 Festival de Teatro Isnard de Azevedo ! Com uma programação variada, trinta e um grupos de seis estados do Brasil estarão em Florianópolis no período de 8 a 16 de outubro. Para a abertura do Festival, foi convidado o Grupo Galpão, de Belo Horizonte com a peça Till, a Saga de um Herói Torto.
Teatro lotado cheio de expectativas para a peça que iria iniciar as 21h. Na hora marcada sobem ao palco o superintendente da Fundação Franklin Cascaes, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura representando a secretaria de estado de Turismo, Cultura e Esporte (sic) e as organizadoras do Festival. Todos elogiam e comemoram o sucesso e iniciativa do Festival de Teatro mais antigo da cidade. Depois de meia hora, o excesso de discursos sobram ao palco. Finalmente entram os artistas e começa a peça do grupo Galpão. Cenários, figurinos, atores, tudo elaborado para o clima de Idade Média, época em que a história acontecia. E é, ironicamente, depois de uma cena onde a sofrida personagem consegue dar a luz ao seu filho que tardava a sair, que faltou luz no teatro. Acenderam-se as luzes de emergência e a escuridão (medieval) virou a protagonista. Um rapaz pronuncia: houve um acidente da SC401 e acabou a luz de toda a região. E o teatro não tem gerador. O superintendente tentou elaborar um discurso improvisado. Que vergonha! - surge um grito na plateia puxando uma vaia coletiva. Pouco depois entram em cena os atores, carregando tochas e dando continuação para a peça. Jogo de cintura e improviso, o grupo Galpão conseguiu dar um nó na situação e arrancar fortes aplausos do público.
O Teatro Governador Pedro Ivo, atualmente o único com maior capacidade na cidade, como sabemos, não foi construído para ser um teatro. A falta de inclinação, a inexistência de um saguão e frieza do espaço já apontam a carência de um projeto arquitetônico elaborado. Além das conhecidas situações de goteiras, como já foi escrito nesse blog -nos posts gota dágua I, II e III - agora também há falta de luz. É por essa e outras que sabemos que no Teatro Pedro Ivo, pelo menos, o espetáculo será garantido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário