Há um ano atrás, no Teatro Liceu em Barcelona, vi Pina Bausch atuar em Café Mueller. Essa talvez tenha sido uma das ultimas vezes em que dançou.
Pina Bausch estava em plena atividade. Além de já ter montado a nova peça de 2009 e a nova peça de 2010, prevista para estrear em maio do próximo ano em Wuppertal, Pina Bausch viria a Sao Paulo com o mesmo programa que vi em Barcelona, Café Mueller no primeiro ato e Sagraçao da Primavera, no segundo. Os trabalhos, sua arte, sua dança, seguirao sendo vistos e aplaudidos, mas Café Müller o único em que atuava, perde sua figura mais potente. Nas cenas de "Hable con ella", filme de Pedro Almodóvar é possível ver algumas partes da peça.
Outro grande cineasta, Wim Wenders, tinha planos de realizar seu próximo filme em 3D com Pina Bausch. Uma dor ter sido tarde demais. Hoje a dança por um minuto se apaga. Perdemos um brilho.
de fato, perdemos, e sei que deste brilho brilhará muito mais que branco, porque o que ela deixou, o que deixa sobre o que deixam dela, isso tudo será ainda muito lido, muito visto, muito imaterial também que será colocado na prática árdua dos nossos dias, a morte, certamente, implacável, mas placável também: tem um outdoor em nossas almas dizendo Bausch e não Jackson!
ResponderExcluirBausch, bausch bausch... de beijos.